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Formação - Formação contínua 2008

O Plano Nacional de Leitura foi definido como área prioritária na formação contínua de docentes, em 2008.

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Quadro de Referência da Formação Contínua


Área do Plano Nacional de Leitura (PNL) – 2008

1- Princípios

Centrar-se no apoio à realização dos programas e iniciativas do Plano Nacional de Leitura nos diferentes níveis educativos.

Enquadrar-se nas actividades do PNL programadas pelos agrupamentos e/ou pelos estabelecimentos dos formandos.

Dar resposta a necessidades concretas dos formandos, decorrentes da aplicação das orientações do PNL à prática docente. 

Prever a utilização dos recursos disponibilizados pelo PNL – publicações e orientações disponíveis no site. www.planonacionaldeleitura.gov.pt.

Associar componente presencial e componente de trabalho autónomo.

Inserir a componente de trabalho autónomo na actividade lectiva dos docentes, devendo essa componente consistir na programação, realização e avaliação de actividades de promoção de leitura a realizar na prática com os respectivos alunos.

Promover a participação de grupos de docentes da mesma escola, ou do mesmo agrupamento, em cada curso, para que o trabalho lectivo e os projectos de promoção de leitura possam ser desenvolvidos em equipa.

Promover a partilha dos recursos de leitura, em articulação com a biblioteca escolar e a biblioteca pública para permitir intercâmbio de títulos:
No trabalho da sala de aula.
Na realização de iniciativas da escola.
Na participação em iniciativas da biblioteca pública e de outras organizações da comunidade.
 
Desenvolver modalidades de articulação com as famílias dos alunos para promoção da leitura familiar e para estímulo da leitura autónoma.
 
Centrar a avaliação no trabalho de promoção da leitura desenvolvido pelos formandos com os seus alunos.
 
Realizar-se em modalidades de formação acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
 
Prever a avaliação do processo e do impacto da formação.

2- Áreas de Intervenção

A. Desenvolvimento de actividades de leitura nas práticas quotidianas das salas de aula e das escolas.
Destinatários: Educadores, professores do 1º Ciclo e professores de Língua Portuguesa dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

B. A utilização das TIC na promoção da leitura em contexto escolar e nas salas de aula.
Destinatários: Educadores, professores do 1º Ciclo, do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

C. Desenvolvimento de modalidades de articulação com as famílias dos alunos, visando suscitar a promoção de leitura em família.
Destinatários: Educadores e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.


Para cada área de formação o PNL/DGIDC disponibilizará uma acção acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).


3- Instituições de Formação

A formação poderá ser realizada pela Rede de Centros de Formação (CFP) acreditada pelo CCPFC:

CFAES (Centros de Formação de Associação de Escolas).
 
IES (Instituições de Ensino Superior).
 
Centros de Formação de Professores de associações profissionais, organizações científicas e outras entidades acreditadas.
 

4- Perfil dos Formadores

Comuns às três áreas:

  Acreditado como formador pelo CCPFCP.
 
Experiência de ensino num dos níveis de escolaridade a que a formação se destina.
 
Experiência de formação de docentes no âmbito da promoção da leitura na escola/na sala de aula.
Área B

Experiência de utilização das TIC nas actividades da sala de aula e na dinamização de actividades da escola.
Conhecimentos de processos de formação on-line e a distância.
Área C

Experiência de dinamização de actividades visando fomentar a leitura em família, articulando a acção educativa da escola com a acção educativa da família.
 

Para mais informação contactar a

Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular

www.dgidc.min-edu.pt