Ler + Escolas

Neste site poderá conhecer os projectos e iniciativas lançados pelo PNL, bem como as actividades realizadas pelas escolas, no âmbito dos Livros e da Leitura

Registo no PNL

Saiba como fazer o registo e inscrição nas actividades no Plano Nacional de Leitura
saber mais

Calendário de Eventos

Novembro de 2017


Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
Hoje: 25/11/2017

Leitura nas Escolas

Pesquise ou envie informação sobre actividades realizadas nas escolas - saber mais

Livros Recomendados

Biblioteca de Livros Digitais

  • O Nuno escapa à gripe A
  • Lavo as minhas mãos
  • O gato Gonçalves
  • Os opostos
  • A joaninha vaidosa
  • Inês vai ao circo

Famílias com crianças até aos 6 anos

Programa: Leitura a Par

A leitura com os pais/com a família

A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano.

Indispensável em qualquer actividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida. Por isso, quem aprende a ler bem todo o tipo de textos adquire um valor seguro que nunca mais irá perder.

Ensinar a ler é tarefa da escola. É, aliás, uma das suas missões essenciais.

Mas hoje está plenamente provado que, quando a família se dispõe a colaborar, oferecendo livros e reservando alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes. E quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor, pois um bom leitor é quase sempre um bom aluno.

Livros para crianças/Sugestões de leitura

Programa: Leitura a Par (famílias com crianças no Jardim-de-Infância)

Leitura a par

Ler com as crianças ajuda-as a gostarem de livros ainda antes de saberem ler

1. Momento

Escolha um momento em que nem um nem outro estejam a ver televisão.

Pergunte à criança se quer que lhe leia uma história. Se ela não quiser, não force. Procure interessá-la noutra altura.

2. Escolha do livro

Deixe a criança escolher o livro. Há sempre um livro que a pode interessar porque, felizmente, a oferta de obras para crianças é rica e variada.

Se achar o livro que a criança escolheu muito grande ou com pouco interesse, proponha-lhe outros até sentir que a sua proposta lhe agrada.

3. Local

Procure um sítio que seja confortável para os dois, de preferência sossegado para evitar que se distraia com interrupções

Sentem-se juntos, de forma a que a criança possa observar as imagens e ver as palavras que for lendo.

4. Leitura

Vá apontando o que está a ler, de forma a que a criança se aperceba do movimento da leitura.

Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e fazendo pausas.

Durante a leitura, converse sobre o que leu e explique alguma palavra ou situação que ela não perceba. Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir.

Se o livro for grande, leia-o em partes.

5. Final

Quando acabar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens de que mais gostou, sobre o que achou mais interessante.

6. Duração

Esteja atento aos sinais de cansaço ou desinteresse. Geralmente, as crianças mais pequenas têm dificuldade de se concentrarem mais do que 5 a 10 minutos.

Se a criança pedir, continue a contar histórias. Mas não force.