Ler + Escolas

Neste site poderá conhecer os projectos e iniciativas lançados pelo PNL, bem como as actividades realizadas pelas escolas, no âmbito dos Livros e da Leitura

Registo no PNL

Saiba como fazer o registo e inscrição nas actividades no Plano Nacional de Leitura
saber mais

Calendário de Eventos

Abril de 2017


Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
1 2 3 4 5 6 7
Hoje: 25/04/2017

Leitura nas Escolas

Pesquise ou envie informação sobre actividades realizadas nas escolas - saber mais

Livros Recomendados

Biblioteca de Livros Digitais

  • O Nuno escapa à gripe A
  • Lavo as minhas mãos
  • O gato Gonçalves
  • Os opostos
  • A joaninha vaidosa
  • Inês vai ao circo

Famílias com crianças no 1º e 2º anos de escolaridade

Programa: Leitura a Par (famílias com crianças no 1.º e 2.º anos de escolaridade)

A leitura com os pais/com a família

A leitura é uma das capacidades mais importantes do ser humano.

Indispensável em qualquer actividade, é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida. Por isso, quem aprende a ler bem todo o tipo de textos adquire um valor seguro que nunca mais irá perder.

Ensinar a ler é tarefa da escola. É, aliás, uma das suas missões essenciais.

Mas hoje está plenamente provado que, quando a família se dispõe a colaborar, oferecendo livros e reservando alguns momentos para ler com os filhos, os benefícios são enormes.

Quanto mais cedo os livros entrarem na vida das crianças melhor, pois um bom leitor é quase sempre um bom aluno.

Programa: Leitura a Par (famílias com crianças no 1.º e 2.º Anos de escolaridade

Leitura a par

Ler com as crianças ajuda-as a gostarem de livros, a aprenderem a ler e a lerem cada vez melhor:

1. Momento

Escolha um momento em que nem um nem outro estejam a ver televisão.

Pergunte à criança se quer que lhe leia uma história. Se ela não quiser, não force. Procure interessá-la noutra altura.

2. Escolha do livro

Deixe a criança escolher o livro. Há sempre um livro que a pode interessar porque, felizmente, a oferta de obras para crianças é rica e variada.

Se achar que o livro que a criança escolheu é muito grande ou tem pouco interesse, proponha-lhe outros até sentir que a sua proposta lhe agrada.

3. Local

Procure um sítio que seja confortável para os dois, de preferência sossegado, para evitar que se distraia com interrupções

Sentem-se juntos, para que a criança possa observar as imagens e ver as palavras que for lendo.

4. Leitura

Vá apontando o que está a ler, para que a criança se aperceba do movimento da leitura. Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e fazendo pausas.
Incentive-a a ler palavras ou frases que já conheça.

Durante a leitura, converse sobre o que leu e explique alguma palavra ou situação que ela não perceba. Pergunte o que acha que vai acontecer a seguir.

Se o livro for grande, leia-o em partes.

5. Final

Quando acabar a leitura, converse sobre a história, sobre as personagens de que mais gostou, sobre o que achou mais interessante

6. Duração

Esteja atento aos sinais de cansaço. Interrompa a leitura se a criança mostrar desinteresse. Se a criança pedir, continue a contar histórias. Mas não force.