Ler + Escolas

Neste site poderá conhecer os projectos e iniciativas lançados pelo PNL, bem como as actividades realizadas pelas escolas, no âmbito dos Livros e da Leitura

Registo no PNL

Saiba como fazer o registo e inscrição nas actividades no Plano Nacional de Leitura
saber mais

Calendário de Eventos

Novembro de 2017


Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
Hoje: 25/11/2017

Leitura nas Escolas

Pesquise ou envie informação sobre actividades realizadas nas escolas - saber mais

Livros Recomendados

Biblioteca de Livros Digitais

  • O Nuno escapa à gripe A
  • Lavo as minhas mãos
  • O gato Gonçalves
  • Os opostos
  • A joaninha vaidosa
  • Inês vai ao circo

Palavras e ideias

Uma proposta que procura desenvolver competências de leitura e de escrita, centrada na comunicação e na partilha de ideias. Tendo como mote comum ao Pré-escolar, 1º e 2º Ciclo a escolha de um livro, sugere-se o desenvolvimento de uma atividade que culmine na produção de um texto escrito e de um cartaz.

Proposta

Convidam-se as turmas/grupos a desenvolver atividades colaborativas que persigam competências de leitura e de escrita, centradas no diálogo e na partilha de ideias.

Propõe-se que cada turma/grupo escolha um livro para leitura coletiva, sobre que incida a atividade especificada para cada nível de educação/ensino e de que resulte uma produção final em  TEXTO + CARTAZ.

O desenvolvimento das atividades deve dar destaque à leitura em voz alta e em grupo, podendo ser incluída a participação de intervenientes externos (família, indíviduos ou grupos da comunidade), com vista a um maior dinamismo e interação.

Cada turma/grupo pode realizar vários trabalhos sobre o mesmo livro ou quaisquer outros à escolha,  desde que respeitem a proposta de origem. Os trabalhos serão enviados para o PNL, para apreciação e seleção.


Troca de livros

Para uma dinâmica mais abrangente e funcional, sugere-se interação com outras turmas/grupos de participantes e com outras escolas e bibliotecas, com vista à troca ou empréstimo de livros (bookcrossing), sob a coordenação de um professor responsável (professor bibliotecário...).


Envio dos trabalhos

O texto e o cartaz resultantes da atividade, deverão ter o formato final em PDF, e estar juntos num único ficheiro (Página 1/Texto; Página 2/Cartaz).

Os trabalhos poderão ser reunidos e enviados ao longo do período de duração da atividade - até 15 de maio de 2017 [data limite para o envio] - anexados a uma mensagem para o PNL, juntamente com o FORMULÁRIO, devidamente preenchido.

Podem participar todas as turmas/grupos que o pretendam, ficando a cargo do professor bibliotecário, ou de outro professor responsável, a coordenação e envio.


Seleção dos melhores trabalhos

O PNL avaliará os trabalhos recebidos, tendo em conta a originalidade e a criatividade das ideias, bem como a correção dos textos e a qualidade gráfica dos cartazes.

Serão selecionados os dez trabalhos que evidenciem maior qualidade de escrita e gráfica que serão premiados, cada um (cada uma das turmas) com dez livros, bem como serão divulgados nesta página, a partir de 30 de maio de 2017.