Ler + Escolas

Neste site poderá conhecer os projectos e iniciativas lançados pelo PNL, bem como as actividades realizadas pelas escolas, no âmbito dos Livros e da Leitura

Registo no PNL

Saiba como fazer o registo e inscrição nas actividades no Plano Nacional de Leitura
saber mais

Calendário de Eventos

Julho de 2017


Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
Hoje: 23/07/2017

Leitura nas Escolas

Pesquise ou envie informação sobre actividades realizadas nas escolas - saber mais

Livros Recomendados

Biblioteca de Livros Digitais

  • O Nuno escapa à gripe A
  • Lavo as minhas mãos
  • O gato Gonçalves
  • Os opostos
  • A joaninha vaidosa
  • Inês vai ao circo

Apoio às Instituições da Rede Solidária

O Ministério da Educação, através do Plano Nacional de Leitura (PNL), e o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto de Segurança Social, assinaram um acordo de parceria em que se propõem apoiar projectos na área da promoção da leitura, concretamente nas instituições da Rede Solidária com resposta social de Creches, Educação Pré-escolar, Centros de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens e Lares de Infância e Juventude.

telefon dinlemeukashdedektifseo

Informações sobre a iniciativa

O Ministério da Educação, através do Plano Nacional de Leitura (PNL), e o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, através do Instituto de Segurança Social, assinaram um acordo de parceria com o compromisso de apoiar projectos na área da promoção da leitura, concretamente nas instituições da Rede Solidária (IPSS) com resposta social de Creches, Educação Pré-escolar, Centros de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens e Lares de Infância e Juventude.

O referido apoio concretizou-se através da atribuição de uma verba destinada à aquisição de livros, após um processo prévio de registo online, no PNL.  

Para este efeito as instituições/Entidades Proprietárias, foram contactadas através de um ofício, enviado por correio a 14/09/2010, com orientações. Num primeiro momento foi preenchido um formulário, designado Ficha de Registo no Plano Nacional de Leitura IPSS – 2010, que permitiu a recolha de informação necessária para o prosseguimento do processo.

Os contactos estabelecidos entre o PNL e as IPSS passou a ser feito, após a fase de pré-registo, via e-mail, sendo usado o endereço que as instituições indicaram no primeiro formulário.

Num segundo momento, as instituições que responderam à proposta, completaram o registo através do preenchimento de um outro formulário  (Registo IPSS – planeamento e atribuição de verba), concluído no final de Novembro de 2010, onde constava a verba atribuída, de acordo com o número de utentes apoiados pelas instituições.

O processo foi concluído com a transferência das verbas para as Entidades Proprietárias, considerando todos os utentes das várias mustafa eraslan zayıflama çayı ukash kibarlı panaxvalências que integram, sendo da sua responsabilidade a distribuição pelas dependências ou pólos que possuem, dispersos geograficamente ou não. O apoio financeiro recebido destinou-se, exclusivamente, à aquisição de livros adequados às idades e interesses das crianças e jovens que apoiam.