Ler + Escolas

Neste site poderá conhecer os projectos e iniciativas lançados pelo PNL, bem como as actividades realizadas pelas escolas, no âmbito dos Livros e da Leitura

Registo no PNL

Saiba como fazer o registo e inscrição nas actividades no Plano Nacional de Leitura
saber mais

Calendário de Eventos

Novembro de 2017


Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
Hoje: 25/11/2017

Leitura nas Escolas

Pesquise ou envie informação sobre actividades realizadas nas escolas - saber mais

Livros Recomendados

Biblioteca de Livros Digitais

  • O Nuno escapa à gripe A
  • Lavo as minhas mãos
  • O gato Gonçalves
  • Os opostos
  • A joaninha vaidosa
  • Inês vai ao circo

V Conferência Internacional do PNL

A V Conferência decorreu nos passados dias 13 e 14, na Fundação Calouste Gulbenkian. Consulte sínteses das intervenções e fotos.

telefon dinlemeukashdedektifseo

Conferência

Realizou-se, no dias 13 e 14 de Setembro de 2011, a V Conferência anual do PNL.

A sessão de abertura contou com a presença da Senhora Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, para além do Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, do Comissário do Plano Nacional de Leitura, do Diretor-geral do Livro e das Bibliotecas e da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares.

A Conferência estendeu-se por dia e meio, tendo estudiosos, portugueses e estrangeiros, que investigam na área da leitura, apresentado resultados e reflexões a partir dos estudos realizados. Debateram-se pareceres e posições, nomeadamente, sobre as transformações motivadas pelas tecnologias digitais nos suportes e na forma de ler. Discutiram-se alterações ao nível do livro e da sua comercialização e difusão. Falou-se sobre o papel das bibliotecas públicas e das bibliotecas escolares, assim como, das possibilidades e vantagens da articulação entre elas. Divulgaram-se práticas inovadoras desenvolvidas nas escolas. Por último, foi apresentado o estudo realizado pelo CIES de que resultou o relatório designado Avaliação Externa – cinco anos de PNL.

 

Intervenções:

mustafa eraslan zayıflama çayı ukash kibarlı panax

A Literatura Infantil e as Novas Fontes de Cultura - Armindo Mesquita, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro A Literatura Infantil e as Novas Fontes de Cultura - Armindo Mesquita, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura: Balanço de 5 Anos - António Firmino da Costa; Elsa Pegado; Patrícia Ávila; Ana Rita Coelho Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura: Balanço de 5 Anos - António Firmino da Costa; Elsa Pegado; Patrícia Ávila; Ana Rita Coelho

ESDICA : Uma escola  aLeR+! - Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça ESDICA : Uma escola aLeR+! - Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça

Literatura Infantil e Educação Intercultural: Os meus olhos, os olhos dos outros -  Maria da Natividade Pires, Escola Superior de Educação de Castelo Branco Literatura Infantil e Educação Intercultural: Os meus olhos, os olhos dos outros - Maria da Natividade Pires, Escola Superior de Educação de Castelo Branco

Política y didáctica de la lectura - Universidad Internacional Menéndez Pelayo Política y didáctica de la lectura - Universidad Internacional Menéndez Pelayo

Professores, manuais e livros: três trilhas conjugadas de ação educativa - José Morais, Universidade Livre de Bruxelas Professores, manuais e livros: três trilhas conjugadas de ação educativa - José Morais, Universidade Livre de Bruxelas

Relações entre consciência e explicitação linguística e o desenvolvimento da competência de leitura - João Costa, FCSH – Universidade Nova de Lisboa Relações entre consciência e explicitação linguística e o desenvolvimento da competência de leitura - João Costa, FCSH – Universidade Nova de Lisboa

Strategic approaches to reading promotion - Viv Bird, Chief Executive, Booktrust, England Strategic approaches to reading promotion - Viv Bird, Chief Executive, Booktrust, England

VII Conferência Internacional PNL VII Conferência Internacional PNL