Ler + Escolas

Neste site poderá conhecer os projectos e iniciativas lançados pelo PNL, bem como as actividades realizadas pelas escolas, no âmbito dos Livros e da Leitura

Registo no PNL

Saiba como fazer o registo e inscrição nas actividades no Plano Nacional de Leitura
saber mais

Calendário de Eventos

Setembro de 2017


Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
Hoje: 21/09/2017

Leitura nas Escolas

Pesquise ou envie informação sobre actividades realizadas nas escolas - saber mais

Livros Recomendados

Biblioteca de Livros Digitais

  • O Nuno escapa à gripe A
  • Lavo as minhas mãos
  • O gato Gonçalves
  • Os opostos
  • A joaninha vaidosa
  • Inês vai ao circo

Concurso «Jovens Autores de Histórias Ilustradas»

A Nissan Portugal lança no ano de 2012 / 2013, pela primeira vez na Europa, um concurso a nível nacional, designado “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”, em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Leya e destinado aos alunos do Ensino Secundário.

O concurso

A Nissan Portugal lança no ano de 2012 / 2013, pela primeira vez na Europa, um concurso a nível nacional, designado “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”, em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Leya e destinado aos alunos do Ensino Secundário (consulte o regulamento).

Sendo a primeira vez que se realiza na Europa, esta iniciativa enquadra-se no conceito de “Cidadania Azul” da Nissan e tem como objectivo estimular as competências dos adolescentes, com vista à identificação de potenciais novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração em Portugal.

A temática desta primeira edição é a Mobilidade Sustentável e os destinatários são os alunos do Ensino Secundário, a quem é proposto o desafio da criação de uma história original e da sua posterior ilustração no âmbito do tema do concurso.

PRÉMIOS

Os melhores trabalhos desta 1ª edição do Concurso serão publicados em livro.

Os autores dos trabalhos e os seus professores  farão uma visita ao Nissan Design Center (Londres) com fim-de-semana livre na capital britânica (viagens aéreas  e alojamento incluído).

Para além das melhores histórias ilustradas, o júri nacional nomeará ainda a “Melhor História” e a “Melhor Ilustração”, cujos Autores, para além de receberem os prémios acima mencionados, terão a possibilidade de criar uma nova história original e que será editada em livro exclusivo, com um máximo de 60 páginas, durante o ano lectivo 2013/2014. No que respeita aos Agrupamentos / Escolas não agrupadas dos autores premiados, receberão um significativo apoio em livros para as bibliotecas, em colaboração com a LeYa.

METODOLOGIA

O concurso “Jovens Autores de Histórias Ilustradas” decorre em duas fases:

-a nível de cada escola [que seleccionará uma obra para concurso nacional]

-a nível nacional [um júri escolherá os vencedores em simultâneo com a comunidade do Facebook da Nissan Portugal que escolherá, também, uma obra entre as propostas pelas escolas.

Para participarem, as escolas devem nomear um (ou mais) professor(es) que serão  os contactos privilegiados entre a organização do Concurso e a escola e proceder à formalização da inscrição da escola através do envio do formulário de inscrição anexo para o endereço electrónico historiasilustradasnissan@gmail.com

telefon dinleme
casus telefon

JÚRI NACIONAL

O júri nacional é composto por personalidades e instituições de reconhecidas competências:

Alice Vieira, escritora / Bárbara Wong, jornalista / Paulo Buchinho, ilustrador / António Torrado, escritor, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores / Eurico Gonçalves, pintor, em representação da Sociedade Nacional de Belas Artes / Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura / Miguel Pais do Amaral, Chairman do Grupo LeYa / Marco Toro, Director-geral da Nissan Ibéria SA – Portugal

Consulte o CALENDÁRIO