Início | Notícias | Salões | Concursos | Saberes em Rede | Citações | E-livros | Videoclube
 
 
A Hora das Palavras

Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente - Lourinhã

sobre mim:
Blog de Divulgação de actividades e trabalhos desenvolvidos no âmbito do PNL. Coordenação de Rosalina Simão Nunes.

A Hora das Palavras


Arquivo:
  Erro 2010
Fevereiro 2010
Março 2010
Abril 2010
Maio 2010
Erro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Novembro 2008
Dezembro 2008

Posts recentes:
  Sarau de leitura - Vídeo promocioal
Sarau de leitura
A Hora das Palavras (8) - podcast
Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase / Balanço
Ainda sobre o Dia Mundial do Livro...
Encontros com a Sala 1 do Jardim de Infância nº 1 (Lourinhã)
Dia mundial da poesia
A Hora das Palavras (6) - podcast
Desafios literários
Ler é Saudável - 2ª Edição


 
Sarau de leitura - Vídeo promocioal
 


escrito por A Hora das Palavras 22-05-2010 15:10
0 comentários

 
Sarau de leitura
 

Sarau de leitura_CartazNo próximo dia 2 de Junho, peloas 21:00, terá lugar no Auditório da AMAL (Lourinhã) o Sarau de Leitura. Trata-se de um evento de promoção da leitura com a participação de alunos, educadores e professores de todos os ciclos (Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos). Participação especial de Encarregados de Educação / Pais.
É uma actividade do Plano Anual de Actividades do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente (Lourinhã), desenvolvida no âmbito do Plano Nacional da Leitura.
Deixamos para já o Cartaz e o Convite. Brevemente daremos conta do Programa de forma completa.  Sarau de leitura_Convite
Foi criado, na rede Social do Facebook, um evento que acompanhará as várias etapas da organização do evento. 

escrito por A Hora das Palavras 20-05-2010 22:18
0 comentários

 
A Hora das Palavras (8) - podcast
 

leitura_mãe

No dia 4 de Maio, estivemos, de novo, na BECRE, na Hora das Palavras. Desta vez, porque no Domingo, dia 2 de Maio, se tinha celebrado o dia da Mãe, estivemos a conversar sobre essa data. Ora oiçam:

 

 


Powered by Podbean.com

escrito por A Hora das Palavras 17-05-2010 16:37
0 comentários

 
Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase / Balanço
 

salacertificadosNo dia 13 de Abril rumamos em direcção ao Auditório Municipal António Silva, no Cacém. Partimos pelas 13:00, uma vez que estava previsto que a Prova da 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital (Lisboa) - iniciasse pelas 14:30.
Apesar do tempo estar incerto, a viagem correu bem. A Margarida, a Inês e a Helena foram a conversar, levando  com elas já lidos os dois livros. Os títulos propostos para esta segunda fase foram: O Sétimo Herói de João Aguiar e o Visconde Cortado ao Meio, de Italno Calvino.
Feita a chamada dos alunos que participariam no evento, as portas do Auditório fecharam-se e Prova iniciou. Em relação à Prova Distrital do ano passado, houve uma novidade: na parte final, os professores
acompanhantes dos alunos puderam entrar no espaço onde a prova decorria e assitir à última parte.
A sala estava cheia e foi com muita satisfação que pudemos assisitir a essa última parte destacando a forma empenhada e interessada com que todos os alunos participavam. A terminar o evento, foram entregues a todos os alunos, chamados ao palco, os respectivos certificados de participação.certificados
 
No final, sobre a experiência, a Margarida Veloso disse: "Sobre o concurso tenho a dizer que  foi uma experiência agradável e na qual tive oportunidade de conviver com outras pessoas. Os livros escolhidos para o concurso eram, ambos, obras que eu desconhecia. Mas que gostei e achei interessantes.
Resumindo, o concurso foi algo diferente em que nunca tinha participado, mas do qual gostei de participar e no qual gostava de voltar a participar
."
Também a Inês Henriques nos deu o seu testemunho: "A 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura foi muito divertida. Apesar da prova ser muito maior do que esperava, eu acho que foi uma experiência interessante e proveitosa.
Os livros foram bem escolhidos e a organização foi boa.
Uma experiência para repetir, mas para isso tenho de continuar a gostar de ler.
Ler é bom!  Ler para mim é uma fonte de inspiração!
"

Só nos resta, portanto, agradecer a forma como a Inês, a Margarida e a Helena se envolveram nesta actividade e esperar que o seu gosto pela leitura possa ser infinito.

Obrigada.

escrito por A Hora das Palavras 17-05-2010 14:15
0 comentários

 
Ainda sobre o Dia Mundial do Livro...
 

Dia mundial do livro

 

 

No dia 20 de Abril a Inês Félix do 9ºD e quatro alunas do 6º C (a Leda Barros, a Joana Silva, a Mafalda Francisco e a Caroline Louro) sentaram-se à volta dos livros e conversaram sobre eles. Aqui deixamos esse registo.

Oiçam com atenção. 

 

 

 

 

 

 

 


Powered by Podbean.com

escrito por A Hora das Palavras 27-04-2010 00:36
0 comentários

 
Encontros com a Sala 1 do Jardim de Infância nº 1 (Lourinhã)
 

EncontrosDurante as últimas três semanas, às terças-feiras, das 14:00 às 15:00, estivemos na Sala 1 do Jardim de Infância 1 da Lourinhã, a fim de acompanhar a participação da sala no Concurso Conta-nos uma história.
Nesta sala encontrámos  um grupo de 25 crianças sempre muito animadas, activas e participativas. No entanto, a características que mais nos cativou foi a espontaneidade com que sempre nos receberam aliada a uma imensa ternura.
Sobre a participação no Concurso, a Educadora Adelina Barreto, responsável pela Sala e pela participação no Concurso, disse que o objectivo desta participação se prende com a dinamização da leitura e dramatização de  histórias que é muito do agrado do grupo.
Acrescentou ainda umas palavras sobre o grupo:  é interessado, participativo e entusiasta neste tipo de actividades que tem como base o livro e a leitura de histórias. Estão a colaborar vivamente no Projecto: Ler em vai e vem. A Assistente de acção educativa, Sandra Marteleira Costa, acompanhou, também, o processo de construção do podcast. 
Num dos encontros, a Educadora Adelina convidou-nos para estarmos presentes numa reunião com os Encarregados de Educação que se iria realizar no dia 9 de Março, uma vez que um dos assuntos a tratar seria a participação da Sala no Projecto Ler em vai e vem. Estiveram presentes vinte e um encarregados de educação. E durante cerca de uma hora, tratados os outros assuntos, todos participámos numa agradável conversa sobre a importância da leitura e o papel essencial que os pais e EE têm na motivação para a leitura.
Uma experiência, sem dúvida a repetir. Na reportagem fotográfica que também publicamos, em vídeo,  poderão ser vistos vários espaços da sala e trabalhos feitos pelos alunos, nomeadamente, alguns  que decorrem já do Projecto Ler em vai e vem.
 
 

escrito por A Hora das Palavras 22-03-2010 04:11
0 comentários

 
Dia mundial da poesia
 

Dia mundial da poesiaPelo terceiro ano consecutivo e numa iniciativa conjunta do Plano Nacional da Leitura (Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Ministério dos Assuntos Parlamentares) e do Centro Cultural de Belém, comemorou-se, hpje, dia 21 de Março, o Dia Mundial da Poesia. Um programa intenso, ao longo do dia, que se iniciou, a partir das 11 horas, com a Feira do Livro de Poesia; o indispensável espaço para os espontâneos Diga lá um Poema; e um conjunto de oficinas e actividades que a Fábrica das Artes organizou para todas as idades.
Destacamos os poemas eternizados em músicas, em vídeo, pela reportagem da SIC.
Entretanto, no âmbito desta iniciativa conjunta do Plano Nacional da Leitura e do Centro Cultural de Belém, foi lançado um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia. Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso  Faça lá um Poema e  destinava-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, nele podendo participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas. A entrega de prémios teve lugar no CCB, hoje, integrada no programa do Dia Mundial da Poesia.Faça lá um poema
O nosso Agrupamento participou com  5 poemas: três do 2º ciclo e dois do 3º Ciclo. A Coordenação Pedagógica esteve a cargo das professoras Carla Laranjeiro (2º Ciclo) e Rosalina Simão Nunes (3º Ciclo).

Crescer até me arrepender!
Quando era pequenina
Não sabia o que era crescer
Pensava que era uma palavra
Que apenas dava para escrever.
Estava a escrever
A palavra crescer
Morta de sono,
A apodrecer.
Era de noite,
Estava a crescer,
Afinal percebi
O que estava a escrever!
A lua cheia
A enfeitiçar
As estrelas vivas
Que estavam a brilhar.
Enquanto crescia,
Estava a ver
O mundo mágico
Das crianças a escrever.
Queria crescer,
Mas não podia
Esperar mais um ano
Não era uma alegria.
E assim foi,
Cresci, cresci
Aos vinte e cinco anos
Até me arrependi.
Queria voltar
A ser pequenina
Mas não podia,
Não podia!

Elena Tepordei, 6º Ano
Traquinices...
Fui à serra roubar limões
Estava lá o meu padrinho
E disse:
- Ó netinho larga os feijões.

Quando desci a serra
Vi um coelho tocando guitarra
Uma cigarra cantarolando
E ao lado uma ovelha namorando

Comecei a correr
Tropecei e caí
Jurei nunca mais o voltar a fazer
Mas na noite seguinte repeti.

Conheci uma menina
Chamada Sandra
Vim a saber
Que era uma malandra.

E por aqui acaba a história
Que acabo de contar
Esta foi a história
Que me fez chorar.
Ana Soares, 6ºAno
 Amar…
Dei um chuto na bola
Um passo para amar
Perdi a bola
Fui para a beira do mar.
Olhei para o lado
Estava ela a olhar
Fui para o pé dela
Agarrei-lhe a mão
E ficámos a olhar para o luar.
Hugo Martins, 6ºAno
 Viajar
Tempo, espaço, imaginação
Diversão, bagagens, pensamentos.
Formas de viajar bonitas,
Não precisam de ser planeadas,
arrojadas, ricas e um pouco parvas.
Viver, apenas,
Passeando,
Com os olhos pelas ruas,
Pelas janelas,
Pelas pessoas,
Observar as estradas,
as praias.
México, Austrália, Brasil
E os mil sonhos que vivi?
E as mil horas que passaram?
Uma viagem?
Vai atrás dela,
Corre, viaja agora.
Inês Félix, 9ºAno
Crisis
Eu sou o lobo alfa da minha alcateia
Com os meus 6 irmãos
Choro em noite de lua cheia
A morte da mãe natureza
Que morreu sem me deixar ceia
Nem mais voluptuosa presa
Para a minha fome perecer
Que morreu sem me deixar água
Nem mais lágrima vinda do céu
Para a minha frágil vida sobreviver
Pois parece ter-se escapado
A um destino de pura felicidade
E entrado num destino funesto
Em que se vive no ambiente
Mais negro e melancólico
Imaginável à mente humana
Os culpados da nossa curta margem
Para a extinção
Dominique Martinho, 9ºAno

escrito por A Hora das Palavras 22-03-2010 00:15
0 comentários

 
A Hora das Palavras (6) - podcast
 

O meu avôA propósito do Dia do Pai, na terça-feira passada, o José Andrade, a Inês Félix e o Rafael Nunes (9ºD) trocaram algumas opiniões e, no final, leram o livro de Manuela Bacelar, O meu avô.
 
Ora oiçam.
 
 
 

Powered by Podbean.com

escrito por A Hora das Palavras 19-03-2010 02:52
0 comentários

 
Desafios literários
 

Desafio 3Já está disponível o terceiro desafio literário.

escrito por A Hora das Palavras 16-03-2010 03:27
0 comentários

 
Ler é Saudável - 2ª Edição
 

 

Ler é Saudável - 2ª Edição
Depois do sucesso da 1ª Edição do Concurso "Ler é Saudável" - Concurso de marcadores, achámos que seria pertinente continuar, neste ano lectivo, com a iniciativa, tendo sempre como objectivo promover hábitos saudáveis quer no plano da alimentação quer no plano da leitura.

 Assim, e de novo, os Projectos Educação para a Saúde e Plano Nacional da Leitura do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente promovem a 2ª Edição do Concurso "Ler é Saudável", desta vez com o objectivo de elaborar cartazes subordinados ao lema uma fruta e um livro por dia nem sabe o bem que lhe faria. O cartaz tem de ter, obrigatoriamente: Imagem, informação e slogan. Será seleccionado um cartaz por escalão, estando previstos 5 escalões: 

  • Escalão A: Pré-Escolar;
  • Escalão B: Sala da multideficiência;
  • Escalão C: 1º Ciclo;
  • Escalão D: 2º Ciclo;
  • Escalão E: 3º Ciclo.
A participação pode ser individual ou colectiva, dirigindo-se a todos os ciclos do Agrupamento: Pré Escolar, 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclos.
A divulgação decorre durante este mês e o data limite de envio dos trabalhos é 14 de Maio. Prevê-se que a entrega de Prémios seja feita durante a Semana da Leitura que decorrerá na primeira semana de Junho.
 
Anexos
 

escrito por A Hora das Palavras 16-03-2010 03:11
0 comentários

 
A Hora das Palavras (5) - podcast
 

De novo, se gravou um programa A Hora das Palavras, no dia 2 de Março.

Desta vez contámos com a presença e vozes de 6 alunas. Quatro eram do 6º C, a Leda Barros, a Joana Silva, a Mafalda Francisco e a Caroline Louro. Do 5º E, a Mara Santos e a Mariana Nascimento.

O poeta escolhido foi  Manuel Alegre.


Powered by Podbean.com

escrito por A Hora das Palavras 10-03-2010 21:48
0 comentários

 
Um poema com dois pontos de vista...
 

Nas aulas de Língua Portuguesa do 8ºE tem estado a ser desenvolvido um Projecto de identificação que passa, também, pela construção de um blog colectivo da turma. 

Na passada quarta-feira (3 de Março) o primeiro grupo começou já a publicar os seus postes. Podem ver aqui.

Entretanto, trasncrevemos o post da Patrícia Cruz que, depois de no apresentar um poema faz sobre ele um comentário. 

Interessante!

________________________________________

Vi-a hoje.
Vi-o hoje.

Já lá vai bastante tempo.
Parece que foi há séculos.

Ela parecia bem.
Não consegui parar de olhar para ele.

Conversámos durante um bocado.
Ele estava tão bonito.

Ela não parava de olhar para mim e eu perguntava-me porquê.
Ele não me olhava nos olhos e eu perguntava-me porquê.

Ela perguntou-me como eu estava, e contei-lhe da minha nova namorada.
Ele perguntou-me se eu tinha um namorado e disse-lhe que não.

Eu fingi que isso me ralava.
Eu fingi que não me estava a ralar.

Ela estava diferente do habitual.
Ele está melhor do que nunca.

Eu dei-lhe um abraço amigável de despedida.
Abraçamo-nos mais uma vez.

E então fui surfar.
E então fui para casa chorar.

Becca Woolf



  • Gosto deste poema porque tens os tais dois pontos de vista: o dele e dela. 
  • Acho que neste poema se consegue ver bem como as opiniões podem ser diferentes, isto é, os rapazes podem ser mais “durões” e não se importam com os sentimentos, para eles não interessa se as raparigas dizem que ele está bonito ou não, essas coisas simplesmente não interessam...enquanto que as raparigas são muito sentimentais. Ou seja: para elas é muito importante o que sentem; para elas é importante que o rapaz a olhe nos olhos, que lhe diga que está bonita, que principalmente a ame e a saiba fazer feliz. 
Patrícia Cruz

escrito por A Hora das Palavras 04-03-2010 14:26
0 comentários

 
Visibilidade do Blog
 

04.03.10

Print screen da contagem de acessos que podemos ver na Página inicial, em Destaque.


escrito por A Hora das Palavras 04-03-2010 04:02
0 comentários

 
Slides de apoio na Apresentação de leituras - Actualização
 

Decorrente do Projecto "Ler, lazer e aprender", nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos apresentam oralmente os livros que já leram ou ainda estão a ler. Em 2 minutos têm de identificar o livro, referir o assunto e ler expressivamente um excerto, justificando a sua escolha. A apresentação é feita aos colegas, na sala, num ambiente semi-formal. A acompanhar a apresentação oral, os alunos mostram, também, um slide construído pelos próprios a propósito do livro que promovem. Após a elaboração do slide, verificámos que, apesar dos efeitos serem bastante interessantes, é difícil ler os slides. Assim, deixamos também os links respeitantes aos slides que forma introduzidos e que são identificados pelos nomes dos seus autores: Adriana Martinho_8ºD; Alexandre Guilherme_8ºE; Daniela Raposo_8ºE; Inês Félix, 9ºD; Irina Duarte_8ºD; Mariana Ferreira; Patrícia Cruz_8ºE; Sara Oliveira_8ºE; Sara Louro, 8ºD; Andreia Ricardo_8ºD; Jessica Delgado_8ºD; Márcia José_8ºE; Paula Malaquias_8ºE; Beatriz Delgado_8ºC.

escrito por A Hora das Palavras 04-03-2010 03:26
0 comentários

 
A Hora das Palavras (4) - podcast
 

 
Às terças-feiras, das 11:40 às 12:25, na BECRE, no Projecto que designamos por A Hora das palavras, onde se tem procurado promover o hábito e, principalmente, o gosto pela leitura, desde o ano passado,  temos vindo a gravar a leitura de poemas escolhidos por alunos que, de uma forma, quase espontânea, se reúnem a nós, naqueles 45 minutos. 

Desta vez, no dia 23 de Fevereiro, e, porque na aula de Língua Portuguesa, no âmbito do Projecto de leitura do Agrupamento - "Ler, lazer e Aprender" -  uma das alunas tinha apresentado, no primeiro bloco, o romance de Júlia Pinheiro, O amor também se ensina, o grupo de jovens, que ali estava reunido, sugeriu que se falasse sobre esse livro e a sua temática.
Foi uma conversa interessante!
Entretanto, gravámos, também, o slogan de abertura do programa.
 
 

Powered by Podbean.com

escrito por A Hora das Palavras 27-02-2010 02:19
0 comentários

 
Títulos do PNL
 

Estamos a construir slides com os títulos disponíveis na BECRE do nosso Agrupamento e que foram adquiridos com verbas com PNL. Para já publicamos o Slide dos títulos respeitantes aos livros da Educação Pré-Escolar. Informaremos, sempre que ocorrerem actualizações.
 
 
 
 
 

escrito por A Hora das Palavras 27-02-2010 01:32
0 comentários

 
Visibilidade do Blog
 

acesso1A fim de podermos ter uma ideia da visibilidade deste espaço, passaremos, semanalmente, a fazer um print screen da contagem de acessos que podemos ver na Página inicial, em Destaque.

escrito por A Hora das Palavras 23-02-2010 02:10
0 comentários

 
Desafios literários
 

Desafio 2No espaço do PNL da Plataforma Moodle do nosso Agrupamento, iniciámos uma actividade: Desafios literários (Tópico 2).

Utilizando o Hotpotatoes e, recorrendo a imagens e, eventualmente, a som, iremos, semanalmente, propor um desafio.

Já está disponível o segundo.

Espreitem e participem. 

 


escrito por A Hora das Palavras 22-02-2010 23:15
0 comentários

 
A Hora das Palavras (3) - podcast*
 

 

*Gravado no dia 9 de Fevereiro, na BECRE.


escrito por A Hora das Palavras 22-02-2010 21:18
0 comentários

 
Passaportes da Leitura
 

A fim de construírem um documento onde vão registando os livros lidos, no âmbito do Projecto de Leitura "Ler, lazer e aprender" é proposto aos alunos a criação de um passaporte de leitura. Nesse documento terão de registar os dados de identificação de cada livro, bem como as datas em que a leitura do livro começa e acaba.

Eis alguns exemplos já deste Ano Lectivo:

 

Passaporte da Lietura - Carolina_8ºD

Passaporte da Leitura - Cátia_8ºD
Passaporte LeituraEcaterina_8ºE

escrito por A Hora das Palavras 22-02-2010 15:01
0 comentários

 

<< < > >>

 

Pesquisar no blogue:

Palavras-chave:
Clube Clube Clube Clube Clube Clube Clube Clube Clube Clube Clube Clube Clube Clube Quinto-Ano SalaDois-JI-Lourinhã Clube Concursos Clube TerceiroCiclo Clube Apresentaçãodeleituras Concursos Divulgação quinto-ano Concursos Divulgação Clube Concursos Divulgação apresentaçãodeleituras Clube quinto-ano Divulgação Apresentaçãodeleituras Divulgação Apresentaçãodeleituras Concursos Divulgação Concursos Clube quinto-ano Concursos Divulgação Clube quinto-ano Apresentaçãodeleituras Divulgação Divulgação quinto-ano Concursos Divulgação Concursos Sugestõesdeleitura DiadaPoesia LerLazerAprender Concursos Divulgação Concursos BECRE BECRE Divulgação Concursos Concursos Clube Concursos Divulgação Sugestõesdeleitura Concursos Divulgação Coordenação Divulgação JIPraiadaAreiaBRanca Divulgação apresentaçãodeleituras Divulgação Concursos Clube Divulgação Divulgação LerLazereAprender clube livros Concursos Divulgação clube Divulgação clube LerLazereAprender LerLazereAprender clube Moodle Acessos livros clube LerLazereAprender Acessos blogues clube Concursos Desafios clube Concursos Encontros clube Concursos clube pnl Sarau


Amigos/Favoritos:
  Plano Nacional da Leitura
Espaço do PNL na Plataforma Moodle do Agrupamento
Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente - Lourinhã
Município da Lourinhã
Biblioteca Municipal da Lourinhã
Alvorada Online
A Hora das Palavras (site)
O Diário de Inês
Crescer com Saúde

 

 
 
 
Patrocínio
  || Desenvolvido por CITI || Servidores da FCCN