Ler + Escolas

Neste site poderá conhecer os projectos e iniciativas lançados pelo PNL, bem como as actividades realizadas pelas escolas, no âmbito dos Livros e da Leitura

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Leitura nas Escolas

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Livros Recomendados

Biblioteca de Livros Digitais

  • O Nuno escapa à gripe A
  • Lavo as minhas mãos
  • O gato Gonçalves
  • Os opostos
  • A joaninha vaidosa
  • Inês vai ao circo

Programas Programas - Versão Portuguesa Programs - English Version

Programa para Jardins de Infância

Resolução do Conselho de Ministros nº 86/2006

Título

Está na Hora dos Livros

Acções

  • Organização de bibliotecas nos jardins-de-infância e nas salas de actividades, de forma a suscitar o interesse das crianças pelos livros
  • Inserção de momentos de leitura diária, jogos e outras actividades lúdicas de contacto com livros nas actividades pedagógicas
  • Promoção de encontros das crianças com escritores e ilustradores das obras trabalhadas nas aulas
  • Sensibilização de pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança
  • Envolvimento de pais e voluntários da comunidade em actividades de promoção da leitura no jardim-de-infância
  • Promoção de feiras do livro, concursos e actividades lúdicas centradas em histórias


Programa para escolas do 1º Ciclo

Resolução do Conselho de Ministros nº 86/2006

Título

Está na Hora da Leitura

Acções

  • Inserção nas aulas dos vários anos do 1.º Ciclo de uma hora diáriadedicada à leitura e à escrita, centrada em livros ajustados aos interesses e níveis de competência linguística dos alunos
  • Inserção na programação de outras actividades de momentos dedicados à leitura conjunta e ao contacto com livros, jornais e revistas ajustados aos interesses e níveis de competência linguística dos alunos
  • Utilização continuada nas aulas dos recursos disponíveis nas Bibliotecas Escolares
  • Promoção de encontros dos alunos com escritores e ilustradores das obras lidas nas aulas
  • Sensibilização de pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança
  • Promoção de feiras do livro, concursos, jogos, prémios e iniciativas de carácter lúdico


Programa para escolas do 2º Ciclo

Resolução do Conselho de Ministros nº 86/2006

Título

Quanto Mais Livros Melhor

Acções

  • Inserção na programação semanal das aulas de Português do 5.º e 6.º Anos de um tempo lectivo (45m) dedicado a actividades de leitura e de escrita centradas em livros, ajustadas aos diferentes níveis de competência linguística dos alunos
  • Inserção na programação das aulas de outras áreas curriculares de momentos dedicados ao contacto com livros e à realização de actividades de leitura e escrita ajustadas aos interesses e níveis de competência linguística dos alunos
  • Inserção na programação de outras actividades – estudo acompanhado, área de projecto, actividades da Biblioteca Escolar, elaboração de jornais escolares, actividades de substituição, etc. – de momentos dedicados à leitura e à escrita e ao contacto com livros, jornais e revistas ajustados aos diferentes níveis de competência linguística dos alunos
  • Utilização continuada nas aulas dos recursos disponíveis nas Bibliotecas Escolares, incluindo periódicos em versões impressa e on-line
  • Promoção do contacto dos alunos com escritores e ilustradores das obras lidas nas aulas
  • Promoção de feiras do livro, concursos, jogos, prémios e iniciativas de carácter lúdico


Programa para escolas do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Resolução do Conselho de Ministros nº 86/2006

Título

Navegar na Leitura

Acções

  • Inserção na programação das aulas de Português de tempo lectivo dedicado à realização de actividades de leitura e escrita e ao contacto com livros e outros recursos de informação ajustados aos diferentes níveis de competência linguística dos alunos
  • Inserção na programação das aulas de outras áreas curriculares de momentos dedicados a actividades de leitura e escrita e ao contacto com livros ajustados aos diferentes níveis de competência linguística dos alunos
  • Inserção na programação de outras actividades – estudo acompanhado, área de projecto, actividades da Biblioteca, elaboração de jornais escolares, actividades de substituição, etc. – de momentos dedicados a actividades de leitura e escrita e ao contacto com livros, jornais e revistas ajustados aos diferentes níveis de competência linguística dos alunos
  • Organização de clubes que proporcionem momentos de leitura entre pares
  • Utilização nas aulas dos recursos disponíveis nas Bibliotecas Escolares,incluindo periódicos em versões impressa e on-line
  • Promoção do contacto dos alunos com escritores e ilustradores das obras lidas nas aulas
  • Promoção de feiras do livro, concursos, jogos e prémios, com apoio da imprensa regional e das rádios locais