Ler + Escolas

Neste site poderá conhecer os projectos e iniciativas lançados pelo PNL, bem como as actividades realizadas pelas escolas, no âmbito dos Livros e da Leitura

Registo no PNL

Saiba como fazer o registo e inscrição nas actividades no Plano Nacional de Leitura
saber mais

Calendário de Eventos

Abril de 2014


Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4
Hoje: 18/04/2014

Leitura nas Escolas

Pesquise ou envie informação sobre actividades realizadas nas escolas - saber mais

Livros Recomendados

Biblioteca de Livros Digitais

  • O Nuno escapa à gripe A
  • Lavo as minhas mãos
  • O gato Gonçalves
  • Os opostos
  • A joaninha vaidosa
  • Inês vai ao circo

ACTUALIZAÇÃO DAS LISTAS PARA 2012-2013

Sugestões para a escolha de livros nas diferentes modalidades de leitura.

telefon dinlemeukashdedektifseo

Texto introdutório

Para o ano lectivo 2012–2013, as listas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura foram actualizadas conforme tem acontecido todos os anos. Mais uma vez foram incluídas obras de autores portugueses e estrangeiros para os diferentes anos de escolaridade e que correspondem a diferentes graus de dificuldade, para que os educadores e os professores possam escolher os livros mais adequados aos alunos das turmas que leccionam.

De acordo com os princípios do PNL, a escolha de livros, nomeadamente para leitura orientada na sala de aula deve ter em conta:

os interesses dos alunos da turma;
as leituras feitas anteriormente a fim de evitar repetições;
o nível de leitura que os alunos atingiram de modo a assegurar adesão e progresso.

Nunca é demais lembrar que ninguém melhor do que o educador / professor está apto a fazer a selecção adequada aos alunos das suas turmas. Considerando a diversidade de livros recomendados, é possível e desejável que cada turma desenvolva o seu percurso de leitura. Em alguns casos esse percurso poderá coincidir com o percurso de outras turmas da mesma escola ou agrupamento mas noutros casos será necessariamente singular.

Recorda-se ainda que a leitura orientada na sala de aula pressupõe a existência de pelo menos um exemplar da obra para cada dois alunos.

mustafa eraslan zayıflama çayı ukash kibarlı panax

Relativamente aos livros recomendados para leitura autónoma com ou sem apoio de educadores, professores e familiares ou para apoio a projectos relacionados com diferentes áreas a escolha pode ser feita pelos próprios alunos ou pelos educadores e professores que devem ter em conta as características individuais de cada aluno ou as características dos alunos envolvidos num determinado trabalho de grupo.