Ler + Escolas

Neste site poderá conhecer os projectos e iniciativas lançados pelo PNL, bem como as actividades realizadas pelas escolas, no âmbito dos Livros e da Leitura

Registo no PNL

Saiba como fazer o registo e inscrição nas actividades no Plano Nacional de Leitura
saber mais

Calendário de Eventos

Outubro de 2014


Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
Hoje: 31/10/2014

Leitura nas Escolas

Pesquise ou envie informação sobre actividades realizadas nas escolas - saber mais

Livros Recomendados

Biblioteca de Livros Digitais

  • O Nuno escapa à gripe A
  • Lavo as minhas mãos
  • O gato Gonçalves
  • Os opostos
  • A joaninha vaidosa
  • Inês vai ao circo

Actividades de Leitura

Actividades a desenvolver


Selecção de livros para ler na sala de aula


Na selecção dos livros para ler na ala de aula, o professor deve:

  • Procurar conhecer bem a(s) sua(s) turma(s) no que respeita à leitura e ter em conta as características de cada uma dessas turmas.
  • Importa que identifique: 


    - o nível de leitura dos alunos – complexidade dos textos e dimensão das obras que já conseguem ler
    - a apetência por actividades relacionadas com a leitura
    - as leituras anteriores – para evitar que releiam obras que já conhecem e para conseguir uma progressão gradual
    - os temas que interessam aos alunos

  • Tomar como referência as listas de livros recomendadas (link) para o ano de escolaridade com o qual trabalha.
  • Estas listas foram organizadas em três níveis, seguindo um critério de progressão para permitir melhor ajustamento às reais possibilidades de trabalho e apoiar os professores quando avaliam a progressão dos seus alunos.
  • Escolher as obras mais adequadas para assegurar uma progressão efectiva dos alunos.
  • Programar a leitura orientada e as actividades centradas nas obras escolhidas ao longo de todo o ano lectivo.
Estes princípios conduzem necessariamente a uma escolha de livros diferentes para as várias turmas de um mesmo nível de escolaridade.

Sequências de actividades para leitura orientada na sala de aula

As aulas dedicadas à leitura dividem-se em vários momentos que cabe ao professor organizar de acordo com o seu próprio estilo de trabalho e com o ritmo da turma.

 

Exemplo A

História Breve – susceptível de ser lida sem interrupção

Sequência

Tipo de actividade

Actividades a realizar

1.º Momento

Actividade colectiva

Apresentação da obra à turma

2.º Momento

Actividade colectiva

Leitura integral envolvendo a totalidade da turma

3.º Momento

Actividade colectiva

Diálogo para assegurar a compreensão do texto e a adesão dos alunos

 

4.º Momento

Actividade individual

ou

em grupos de dois alunos com apoio do professor, quando solicitado

Trabalho de expressão escrita ou de expressão plástica para promover a leitura silenciosa, a compreensão mais profunda do texto e um maior envolvimento afectivo (com ou sem apoio de fichas elaboradas ou seleccionadas pelo professor)

5.º Momento

Actividade colectiva

 

Partilha dos trabalhos realizados pelos alunos. Correcção de erros ou omissões, feita de forma a promover o desejo de progredir e a não cortar o entusiasmo pelo livro.

 

Exemplo B História cuja extensão exige pausas na leitura e vários dias de trabalho

1.º Dia

Sequência

Tipo de actividade

Actividades a realizar

1.º Momento

Actividade colectiva

Apresentação da obra à turma

2.º Momento

Actividade colectiva

Leitura parcial (conjunto de páginas significativas ou de capítulos) envolvendo a totalidade da turma.

3.º Momento

Actividade colectiva

Diálogo para assegurar a compreensão do texto e a adesão dos alunos.

4.º Momento

Actividade colectiva

Continuação da leitura

ou

Diálogo para levar os alunos a formular hipóteses sobre as possíveis sequências da acção, seguido de leitura para confirmar ou infirmar o que anteciparam.

5.º Momento

Actividade individual

ou

em grupos de dois alunos com apoio do professor quando solicitado

Trabalho de expressão escrita ou de expressão plástica para promover a leitura silenciosa, a compreensão mais profunda do texto e um maior envolvimento afectivo (com ou sem apoio de fichas elaboradas ou seleccionadas pelo professor).

6.º Momento

Actividade colectiva

Partilha dos trabalhos realizados pelos alunos. Correcção de erros ou omissões, feita de forma a promover o desejo de progredir e a não cortar o entusiasmo pelo livro.

 


Dias seguintes

Sequência

Tipo de actividade

Actividades a realizar

1.º Momento

Actividade colectiva

Diálogo para relembrar e recuperar o enredo lido na aula anterior.

2.º Momento

Actividade colectiva

Leitura parcial (conjunto de páginas significativas ou de capítulos) envolvendo a totalidade da turma.

3.º Momento

Actividade colectiva

Diálogo para assegurar a compreensão do texto e a adesão dos alunos.

4.º Momento

Actividade colectiva

Continuação da leitura ou

diálogo para levar os alunos a formular hipóteses sobre as possíveis sequências da acção, seguidas de leitura para confirmar ou infirmar o que anteciparam.

5.º Momento

Actividade individual

ou

em grupos de dois alunos com apoio do professor, quando solicitado

Trabalho de expressão escrita ou de expressão plástica para promover a leitura silenciosa, a compreensão mais profunda do texto e um maior envolvimento afectivo (com ou sem apoio de fichas elaboradas ou seleccionadas pelo professor).

6.º Momento

Actividade colectiva

Partilha dos trabalhos realizados pelos alunos. Correcção de erros ou omissões, feita de forma a promover o desejo de progredir e a não cortar o entusiasmo pelo livro.

 


Dia da conclusão da leitura

Último Momento

Actividade colectiva

Conversa livre sobre a obra, sobre os trabalhos, opiniões, críticas e sugestões para outras leituras na aula e para leituras autónomas.

 

Bibliografia de Apoio

Modalidades de integração

Actividades do professor

 

 

 

 

Imersão

Lê poesia aos alunos todos os dias.

Encoraja os alunos a lerem eles próprios poesia e a relerem certos poemas.

 

Apresenta diferentes antologias de poemas.

 

Incita os alunos a coleccionarem poemas (antologia pessoal ou antologia de grupo constituídas por tema, poeta, forma, etc.).

 

 

 

Exploração

Suscita interpretações de poemas para debate, representação dramática com música ou dança, ilustrações de poemas, etc.

 

Compara poemas ou poetas.

 

Ajuda a descobrir recursos poéticos.

 

 

Experimentação

Cria uma atmosfera propícia à elaboração de poemas. Proporciona ocasiões de produção colectiva.

 

Encoraja esforços pessoais.

 

Cria condições para que os alunos leiam poemas ou apresentem os seus poemas em diferentes contextos.

 

 

Outras sequências de actividades a desenvolver no Programa Quanto Mais Livros Melhor

A

  • Leitura por capítulos
  • Preenchimento de fichas de leitura, individualmente ou em grupo
  • Correcção

B

  • Leitura por capítulos
  • Preenchimento de fichas de leitura, individualmente ou em grupo
  • Ilustração de cena preferida
  • Correcção

C

  • Leitura orientada
  • Adaptação da história ou de cenas escolhidas a texto dramático, feita colectivamente ou em trabalho de grupo seguido de correcção
  • Preparação de dramatização com alunos voluntários para apresentar à turma, à escola, na festa aberta aos pais

D

  • Leitura orientada
  • Identificação das personagens principais feita colectivamente ou em trabalho de grupo
  • Caracterização das personagens principais feita colectivamente ou em trabalho de grupo através da escrita ou de ilustração

E

  • Leitura por capítulos
  • Preenchimento de fichas de leitura individualmente ou em grupo
  • Entrega de ficha com as respostas certas
  • Auto correcção

F

  • Leitura de alguns capítulos intercalada pelo resumo, feito oralmente pelo professor, de capítulos que não tenham sido lidos na aula
  • Preenchimento de fichas com diferentes graus de dificuldade, para grupos heterogéneos.
  • Correcção das várias fichas


Modalidades de Leitura

Modalidades de leitura a realizar na sala de aula

 

Vantagens para os alunos

Recomendações aos professores

 
Leitura em voz alta

feita pelo professor/

Leitura silenciosa feita pelos alunos

 

 

  1.  Ouvir ler bem o que se está a ler em silêncio facilita a compreensão do texto
  2.  A melhor compreensão do texto assegura maior adesão ao livro e ao acto de ler
  3. Ouvir ler com a entoação correcta proporciona um bom modelo para a leitura pessoal

 

  1.  Para o bom sucesso desta actividade, é indispensável assegurar a existência de, pelo menos, um livro para cada dois alunos
  2.   Importa verificar se os alunos estão de facto a acompanhar a leitura
  3. Importa calibrar o tempo seguido de leitura, ajustando-o à capacidade de concentração dos alunos da turma

 

 

Leitura em voz alta

feita rotativamente pelo professor e  pelos alunos

 

 

 

 

  1. Permite aperfeiçoar a capacidade de ler em voz alta
  2. Contribui para reforçar o espírito de equipa
  3. Permite um controlo natural das distracções

 

 

 

  1. Para o bom sucesso desta actividade, é indispensável assegurar a existência de, pelo menos, um livro para cada dois alunos
  2. É desejável que todos os alunos participem rotativamente na leitura
  3. Os alunos com dificuldades, com problemas de dicção ou articulação, ou demasiado tímidos, devem ser respeitados

(A estes alunos, é preferível começar por pedir que leiam expressões ou frases muito curtas para que possam ir superando as suas dificuldades progressivamente e sem constrangimentos)

 

 

Leitura em coro ou estilo “jograis”

 

 

 

  1. Resulta particularmente lúdica
  2. Permite envolver no mesmo grupo alunos com diferentes níveis de domínio de leitura e suscita entreajuda natural
  3. Permite que se estabeleçam novos laços afectivos e se resolvam pequenos conflitos

 

 

  1. Só deve ser feita quando há bom domínio da turma
  2. Nunca deve ser muito extensa
  3. Pode ser intercalada com falas individuais

 

 

Leitura em parceria feita em voz alta por um aluno com apoio do colega do lado encarregue de soprar as palavras mais difíceis

 

 

 

 

  1. Resulta lúdica
  2. Permite um bom ritmo de leitura oral que facilita a concentração
  3. Permite trabalhar na aula textos mais complexos
  4. Fomenta a entreajuda
  5. Contribui para diversificar o vocabulário
  6. Pode suscitar o desejo de ler textos cada vez mais complexos

 

 

  1.  A proposta da actividade
    deve ser
    apresentada de modo a  
    a que seja entendida
    como uma actividade lúdica e útil
  2. A parceria deve funcionar nos dois sentidos. O par funciona nos dois sentidos
  3. Deve ser sempre breve

 

 

Leitura em voz alta na aula pelos alunos que preparam a leitura em casa

 

 

 

  1. Fomenta o desenvolvimento e permite que cada aluno ascenda ao patamar seguinte do domínio da leitura

 

 

  1. É indispensável que a extensão do texto a preparar seja visto pelo aluno como razoável; caso contrário, corre-se o risco de criar aversão à leitura e que o aluno se sinta auto justificado para não cumprir a tarefa
  2. É indispensável que a dificuldade do texto não impeça a compreensão, o que, necessariamente, conduz à rejeição do livro e da leitura

 

 

Leitura gravada seguida de audição

 

 

 

 

  1. Resulta particularmente lúdica
  2. Permite auto-avaliação e auto correcção
  3. Pode ser enquadrada em programas de rádio simulados na aula ou, eventualmente, a emitir para a escola

 

 

  1. É indispensável que os papéis sejam distribuídos por alunos
    voluntários
  2. A gravação deve ser breve para evitar cansaço e desinteresse
    sobretudo da parte
    dos alunos que não gravaram

 

 

 

Leitura feita por um convidado

 

 

 

 

  1. Permite variar as situações de sala de aula
  2. Permite pôr os alunos em contacto com pessoas de diferentes profissões
  3. Permite envolver encarregados de educação

 

 

  1. É indispensável conhecer bem os alunos para convidar alguém capaz de gerar empatia com a turma 
  2.  2.  O convite deve surgir na sequência de conversa com os alunos, pois as surpresas nem sempre dão bom resultado

 

Modelos de Planeamento

Exemplo A

 

1.º Período

1 Livro de contos

2 escritores ou vários

Histórias de Natal

2.º Período

1 Livro de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

2 escritores

1 Livro de teatro

3.º Período

1 Livro de poesia

2 escritores ou vários

1 Livro informativo para servir de base a projecto interdisciplinar

 

 

Exemplo B

1.º Período

1 Livro de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

1 escritor

2.º Período

1 Livro de poesia

2 escritores ou vários, se o livro de poesia for uma colectânea

1 Livro de teatro

3.º Período

1 ou vários Livros de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

2 escritores ou vários

1 Livro informativo

 


Exemplo C

 

1.º Período

1 ou vários Livros de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

Histórias de Natal

2 escritores ou vários

2.º Período

1 ou vários Livros de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

2 escritores ou vários, se o livro de poesia for uma colectânea

1 Livro de poesia

3.º Período

1 ou vários Livros de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

2 escritores ou vários

1 Livro de teatro

 

Exemplo D

1.º Período

1 ou vários Livros de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

3 escritores ou vários

1 Livro de poesia

1 Livro de teatro

2.º Período

1 Livro de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

1 escritor

3.º Período

1 Livro de contos

2 escritores ou vários

1 Livro de informativo que possa servir de base a projectos interdisciplinares

 

Exemplo E

1.º Período

1 Livro de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

2 escritores ou vários

1 Livro informativo

2.º Período

1 Livro de contos

2 escritores ou vários

1 Livro de teatro

3.º Período

1 Livro de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

2 escritores ou vários

1 Livro de de poesia

 

Exemplo F

1.º Período

1 Livro de ficção (que aborde temas relacionados com outra disciplina, por ex.: História ou Desporto)

2 escritores ou vários

1 Livro de poesia

2.º Período

1 Livro de contos

2 escritores ou vários

1 Livro de teatro

3.º Período

1 Livro de ficção (narrativas, mistérios e aventuras, histórias tradicionais, histórias do quotidiano, novelas históricas, histórias de desporto, etc)

2 escritores ou vários

1 Livro informativo